A empresa
História
“Nada expressa mais liberdade do que nossos produtos.”
A frase a cima sintetiza com propriedade o conceito da marca Goóc, e nem poderia ser diferente, Thái Quang Nghiã, dono da frase e fundador da Goóc, traz o espírito de liberdade dentro de si.
Sua história, diversas vezes retratada em entrevistas, é repleta de lutas e superações, e esse repertório é traduzido todos os anos nas coleções das Sandálias de Pneu Reciclado da marca. Para entender o que está por trás dos produtos da Goóc, vale a pena conferir a história do vietnamita que foi resgatado em mar aberto, tornou-se empreendedor de sucesso no Brasil e quer garantir que os ganhos da empresa sejam divididos com o país que o acolheu.
O surgimento de um empreendedor diferente
Thái Quang Nghiã, com 21 anos fugiu do Vietnã em busca de liberdade e um novo horizonte de possibilidades. O país naquela época vivia um regime político autoritário, uma realidade dura para jovens cheios de ideais e esperança de um futuro melhor. Em 1979, um petroleiro da Petrobras encontrou um barco de pesca em alto mar no sudeste asiático.
Após o resgate, Thái tornou-se cidadão brasileiro e de refugiado passou a aluno, quando quatro anos após sua chegada em terras tupiniquins ingressou na Universidade de São Paulo (USP). Durante sua trajetória no Brasil, Thái começou a vender sandálias de pneus e bolsas artesanais. Logo, de aluno passou a empreendedor, quando em 1986 fundou o Grupo Domini, empresa na qual utilizou materiais reciclados para a produção de calçados e acessórios. Inspirado pela cultura e pela história do povo Vietnamita, Thái desenvolveu a produção de sandálias, papetes e outros calçados com solado de borracha reciclada de Pneus.
Hoje, 30 anos depois de ter sido resgatado, Thái Quang Nghiã é um brasileiro naturalizado, emprega centenas de pessoas em suas fábricas, em São Paulo e na Bahia, e possui negócios espalhados por todo o Brasil.
Em cada item fabricado pela Goóc existe uma filosofia de vida, que faz com que os produtos tenham uma identidade original, sejam inovadores e ecologicamente corretos.
“... normalmente, as pessoas começam do zero. Eu comecei a minha vida sozinho no Brasil negativamente: mudo, pois não falava português; surdo, porque não entendia nada e cego, uma vez que não sabia onde estava e para onde deveria ir.
Além da saudade enorme da família, dos amigos e do país... Além de tudo sem um tostão, sem futuro.
A única coisa que ganhei foi a liberdade, consegui sair do regime comunista. A responsabilidade de cuidar da minha própria vida...”
A Goóc é hoje uma empresa sólida, que investe fortemente em técnicas de produção utilizando materiais reciclados. A empresa tem no design um diferencial estratégico e suas campanhas de marketing promovem o consumo consciente, voltado ao aproveitamento de materiais, ao conforto, à beleza e à construção de um mundo melhor.
0 comentários